14 formas para aumentar a Ocitocina: Hormônio do Prazer

Você pode pensar que está sentindo “amor” quando você se aconchega a esse alguém especial para um beijo muito esperado, ou acariciar a pele sedosa de um cachorrinho fofo. E de fato, você não está errado. Do ponto de vista biológico, no entanto, o que você está experimentando é ocitocina, também conhecida como “hormônio do amor” ou “hormônio do abraço”.

A ocitocina ajuda a construir sentimentos de confiança e empatia, bem como afeto e apego. Esses sentimentos certamente ajudam quando você está construindo relacionamentos positivos ou está apenas procurando manter uma conexão amorosa já estabelecida.

Isso é muito bom , então como você pode obter mais ocitocina em sua vida? Aqui estão maneiras naturais de invocar o hormônio do amor.

ocitocina horminio da felicidade veja as dicas aqui
Hormônio do prazer e do bem estar

O que é ocitocina?

Ocitocina é um hormônio e neuropeptídeo produzido em seu hipotálamo e armazenado em sua glândula pituitária, uma glândula no cérebro que regula seu sistema hormonal, entre outras funções corporais essenciais. É produzido durante a gravidez e o parto e amamentação; esse vínculo bem conhecido entre mãe e filho é em grande parte devido a este hormônio. E a ocitocina está por trás do famoso “brilho posterior” da atividade sexual. É apelidado de hormônio “abraço” ou “amor” porque os níveis aumentam no cérebro durante o contato físico, como abraços e excitação sexual.

Os níveis desse hormônio também sobem em situações de vínculo social felizes, como sair com amigos e noites de jogos em família. Também pode ajudá-lo a relaxar e aproveitar o momento.

Como a serotonina, a ocitocina é uma das uma suíte de “hormônios felizes” — juntamente com neurotransmissores (mensageiros químicos) como dopamina e endorfinas — que sinalizam alegria, contentamento, euforia e alegria em seu cérebro.

Ocitocina é boa para você?
É claro que é! Não só a ocitocina faz você se sentir bem consigo mesmo e com a pessoa com quem você está, mas também pode ajudá-lo a se sentir mais calmo e melhor capaz de lidar com o estresse. Certamente não é coincidência que você tenha uma enxurrada de ocitocina após o parto e durante a amamentação — como qualquer nova mãe pode dizer, essas experiências podem ser muito difíceis, e esse hormônio do amor certamente ajuda na recuperação e noites sem dormir!

Mas uma palavra para o sábio: seu sistema de ocitocina não é uma cura para tudo. Não vai fazer você se apaixonar ou mesmo se sentir bem com outra pessoa se sentimentos positivos ainda não existem.

E-book com 8 técnicas de relaxamento para o corpo e mente (BAIXE GRÁTIS AQUI)

14 maneiras naturais de aumentar a ocitocina

Quer aumentar seus níveis do hormônio do amor? Boas notícias — há muitas maneiras naturais de se sentir mais desses quentes e confusos!

1. Faça tempo para contato
físico Aumente os níveis hormonais de abraços com contato pele a pele, como dar as mãos, abraçar e acariciar. O toque físico não só promove a liberação da ocitocina, mas também incentiva a saúde cardiovascular e do sistema imunológico. É por isso que é tão importante que novas mães e seus bebês experimentem contato pele a pele imediatamente após o parto.

2. Faça uma mesa para dois
Você ouviu o caminho para o coração de um homem é através de seu estômago. Há uma razão para isso! (E, nós argumentamos que os corações e estômagos das mulheres estão ligados, também!). Compartilhar uma refeição (ou até mesmo um lanche) pode ser calmante e bonding graças à ocitocina liberada em resposta aos prazeres de comer e estar na companhia de outra pessoa. Além disso, porque a ocitocina ajuda a regular o gasto energético e diminui a fome, pode ajudar a moldar o comportamento alimentar saudável e o metabolismo.

Considerando uma reserva para jantar? Faça a chamada! Um segundo hormônio feliz, a dopamina, pode entrar em ação do processo real de comer comida, dando-lhe o dobro dos benefícios de uma única refeição.

3. Construa relações positivas
Quando a ocitocina é liberada da glândula pituitária, ela nos ajuda a sentir empatia e confiança. Experimentar relações positivas com outros pode ajudar a aumentar esse mensageiro químico. Relacionar comportamentos tão simples como falar ao telefone com um amigo, tomar uma xícara de café com um colega de trabalho, ou cantar com seus filhos no carro tudo pode aumentar seu hormônio do amor.

4. Aconchego com seu cão
Você não precisa de uma razão para esfregar a barriga do seu cão quando ele pede, mas aqui está um, de qualquer maneira: Estudos mostram que humanos e seus animais de estimação se beneficiam de uma onda de ocitocina de dar e receber derrames, esfregões e abraços.

5. Cultive um estado
mental “zen” Sua resposta ao estresse é um processo biológico que o mantém alerta e vivo. O estresse não gerenciado faz com que o cortisol aumente e pode inibir a secreção da ocitocina. Isso significa que gerenciar seu estresse é a chave para incentivar a liberação do seu hormônio do amor. Pelo lado positivo, este neuropeptídeo pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado. Então, aproveite todas as oportunidades para acariciar seu cachorro, dar um abraço em um amigo, ou dar as mãos com seu mel!

Leia mais: Sofre com testosterona baixa? Aqui vamos mostrar 8 formas para aumentar naturalmente os níveis de testosterona. Confira!

6. Orgasmos: altamente recomendado!
O “grande O” normalmente não significa ocitocina, mas talvez devesse. Estudos mostram um aumento da ocitocina durante o orgasmo e ejaculação, o que poderia explicar o brilho quente e a vontade de acariciar que muitas vezes se segue.

7. Ah… bebê!
A ocitocina desempenha um papel em um dos resultados naturais da atividade sexual: o parto. É liberado durante o trabalho de parto da mulher e trabalha com receptores de melatonina para ajudar a estimular as contrações uterinas que abrem o colo do útero e empurram o bebê através do canal de nascimento. Isso torna este químico cerebral vital para o processo de parto, e é o início dessa bela conexão que as mães compartilham com seus filhos. (Claro, isso não significa que todos devem ter bebês apenas para liberar ocitocina… mas, é definitivamente uma das vantagens!)

8. Amamentação: É tempo
de união Durante a amamentação, a ocitocina desencadeia o reflexo de desapontamento do leite que inicia o fluxo de leite de mãe para bebê. Também promove o afeto e o vínculo entre mãe e bebê, o que ajuda a tornar a amamentação uma experiência mais confortável e reconfortante tanto para a mãe quanto para o filho.

9. Mova-se para a música
Isso certamente será música para seus ouvidos: Estudos mostram que a música — ouvi-la ou fazê-la — pode ajudar a aumentar os níveis de ocitocina no cérebro. Você já deve ter descoberto este link colocando alguma música para ajudar a reduzir esses pensamentos distrativos e tornar o sono mais fácil. Escolher “nossa música” também é uma forma popular de vínculo entre casais, colegas de classe e amigos. Então coloque sua estação favorita e aproveite os benefícios!

10. Entre no seu tapete de
ioga Faça uma pose de árvore e respire fundo! Não só o yoga pode ajudá-lo a gerenciar o estresse (ver #5) e manter níveis saudáveis de cortisol, mas também ajuda a estimular a liberação de ocitocina, de acordo com os pesquisadores. Um estudo descobriu que a terapia de yoga resultou em um aumento nos níveis de plasma de ocitocina quando comparada com um grupo controle. Isso se traduz em mais ocitocina no cérebro, sentimentos mais quentes e confusos, e uma sensação de conexão com os entes queridos (ou pelo menos, as outras pessoas em sua aula de yoga).

11. Adicione meditação à sua rotina
Esta é outra atividade que verifica a caixa 3 por 1 de gerenciamento de estresse para apoiar a saúde mental e aumentar a ocitocina. A meditação ajuda a manter níveis de cortisol já saudáveis e permite que você se concentre na conexão mente-corpo, ajudando você a equilibrar sua atividade neuronal. Pesquisadores descobriram que a meditação, especialmente quando se concentra em sentimentos de altruísmo e apreciação, levou a um aumento nos níveis de ocitocina salivar. A meditação também tem sido demonstrada para promover a saúde emocional, a atenção e a autoconsciência.

12.Ajudar os outros
Fazer algo bom para outra pessoa pode aumentar a ocitocina, de acordo com estudos. Esse comportamento de “pague adiante” se aproveita de sentimentos gratificantes de compaixão e empatia. Além disso, faz do mundo ao nosso redor um lugar mais carinhoso.

13. Experimente a acupuntura
Essa prática antiga dos regimes tradicionais de saúde chineses — nos quais agulhas finas são colocadas em pontos específicos do corpo — também pode impulsionar esse mensageiro químico. Um estudo mostrou que a acupuntura pode estimular uma liberação de ocitocina no cérebro. Com mais deste neurotransmissor feliz engajado, você pode se ver mais atraído pela interação social, melhor sintonizado com as pistas sociais e interessado em estabelecer relacionamentos.

14. Mova seu corpo
Exercícios como a corrida foram encontrados para levar a um rápido aumento da ocitocina salivar, de acordo com um estudo. Além disso, engajar-se na atividade é importante para os outros níveis hormonais, também. E os outros benefícios físicos e mentais do exercício são inequívocos. Então, mesmo que você não esteja com vontade de ir à academia, você provavelmente vai se sentir melhor se você fizer isso! E não há necessidade de entrar no “modo besta” para obter os muitos benefícios do exercício. Apenas 30 minutos por dia, pelo menos cinco dias por semana, é tudo o que é preciso!

Pró-dica: Misture! Alvo e tônus grandes grupos musculares com resistência ou treinamento de halterofilismo pelo menos duas vezes por semana.

Existe um suplemento de ocitocina?
Tecnicamente, não: você não pode tomar um suplemento para alcançar o afeto e conexão que este mensageiro químico traz. Mas você pode ajudar a apoiar seus níveis através da ingestão alimentar e nutrição adequada.

E existem várias vitaminas e minerais que desempenham um papel na produção e síntese deste mensageiro químico, então a suplementação pode ajudá-lo a manter níveis saudáveis de ocitocina.

Leia mais: Guia completão de hormônios da mulher. Você é mulher? Então precisa saber disso agora!

Acesse a loja online cheia de produtos naturais com descontos imperdíveis

Que vitaminas aumentam os níveis de ocitocina?

Existem vários nutrientes que você pode adicionar à sua ingestão alimentar que podem solicitar a liberação de mais do seu hormônio do abraço. Aqui estão três para você começar:

Vitamina C. A vitamina C desempenha um papel na função de uma enzima envolvida na produção de ocitocina, por isso também é um bom suplemento para o seu apoio. Algumas formas de vitamina C, como a vitamina C lipossômica, fornecem entrega 24 horas por dia para que você sempre tenha esse antioxidante em seu sistema.

Vitamina D. A vitamina do sol pode torná-lo mais propenso a uma disposição “ensolarada”, porque suporta síntese de ocitocina e pode até estimular sua produção. Um suplemento de vitamina D pode ajudar a manter seus níveis em forma superior.

Magnésio. Segundo os pesquisadores, a presença de magnésio pode ajudar a “sensibilizar” receptores de ocitocina no cérebro. Então, ter certeza de que você tem níveis saudáveis deste mineral é uma boa ideia. Recomendamos magnésio L-threonate, uma forma que é prontamente absorvida pelo cérebro.

A ocitocina está em algum alimento?

Embora você não encontre o hormônio do amor em nenhum alimento, você pode ter certeza de que está recebendo os nutrientes necessários para suportar níveis saudáveis de ocitocina. Alimentos densos em nutrientes são a base de qualquer dieta saudável, então jogue fora esse junk food, e reduza sua ingestão de açúcar. Ter certeza de que você tem boas fontes de magnésio, vitamina C e vitamina D em sua ingestão alimentar pode apoiar um estilo de vida rico em ocitocina.

Além disso, a interação social com os outros enquanto desfruta da sua ingestão alimentar também aciona seu cérebro para liberar mais do hormônio do amor  é um ganha-ganha!

Chocolate aumenta ocitocina?
O que o chocolate não faz? A boa notícia é que o chocolate ajuda a aumentar os hormônios, incluindo serotonina e dopamina, e sim, ocitocina. Então, a ciência está diretamente por trás da ideia de que um quadrado de chocolate faz bem à sua mente (e corpo) bom! O chocolate também contém magnésio, o que é bom para seus receptores de ocitocina. Desfrute com responsabilidade!

Espero que vocês tenham gostado desse post de hoje! Escreve aqui nos comentários se você sente prazer em alguma dessas coisas e o que te deixar feliz!

Fonte: Lifeextension

💗Vem me seguir nas minhas outras redes sociais

➡️Instagram: @eu.patriciahelena
➡️Pinterest: Minha Nova Meta
➡️Canal Youtube: Minha Nova Meta
➡️Canal Vip Telegram: Saúde sem Frescura

ebook formulas secretas para perder peso
Baixe seu e-book aqui e confira soluções práticas para emagrecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *