O que são ÓLEOS ESSENCIAIS?

Se você já sentiu o perfume de uma rosa, já experimentou as qualidades aromáticas dos óleos essenciais. Esses compostos aromáticos voláteis de ocorrência natural são encontrados nas sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas e podem ter, ao mesmo tempo, fragrâncias agradáveis e potentes. Os óleos essenciais dão às plantas seus aromas distintos, além de oferecer-lhes proteção e desempenhar um papel importante em sua polinização. Além dos benefícios intrínsecos às plantas e sua doce fragrância, os óleos essenciais têm sido usados, há muito tempo, no preparo de alimentos, em tratamentos de beleza e nas práticas e cuidados de bem-estar.

Mas o que é um composto aromático volátil exatamente?

Em suma, esses compostos são pequenas moléculas orgânicas que tendem a mudar, rapidamente, do seu estado sólido ou líquido para o estado gasoso quando estão à temperatura ambiente. Assim, eles são chamados voláteis porque mudam de estado rapidamente. Quando você abre um frasco de óleo essencial pela primeira vez, percebe que o aroma é potente e, assim, consegue sentir o cheiro específico, até de alguma distância.

As propriedades físicas e químicas dos compostos aromáticos voláteis que compõem os óleos essenciais permitem que eles circulem rapidamente pelo ar e interajam diretamente com os sensores olfativos do nariz. Tais propriedades únicas tornam os óleos essenciais ideais para a inclusão em aplicações de aromaterapia – uso desses compostos de plantas para ajudar a manter a mente e o corpo saudáveis – bem como em outras aplicações. Os tipos de compostos aromáticos voláteis presentes em um óleo essencial determinam o aroma do óleo e os benefícios que ele oferece.

Mais de 3.000 variedades de compostos aromáticos voláteis foram identificadas até agora. A natureza de um óleo essencial varia de planta para planta, dentro de famílias botânicas, e de espécie para espécie. A relação delicada dos constituintes aromáticos encontrados em qualquer óleo é o que o torna único e que lhe permite oferecer benefícios específicos.

Mesmo com óleos essenciais puros, a sua composição pode variar de acordo com a hora, a estação, a localização geográfica, o método e a duração da destilação, o ano de cultivo e o clima, tornando cada passo do processo de produção um determinante crítico da qualidade geral do produto.

Leia mais: Conheça todos benefícios das águas sulfurosas para sua saúde e longevidade!

Os óleos essenciais podem ser usados para uma ampla gama de aplicações para o bem-estar emocional e físico. Dependendo da experiência e do benefício desejados pelo usuário, eles podem ser usados sozinhos ou em misturas complexas.

Como funciona a aromaterapia?

Os óleos essenciais carregam a “essência” da planta. Os óleos são rapidamente absorvidos pelos receptores olfativos que estão ligados ao sistema límbico, que controla a frequência cardíaca, pressão arterial, respiração e estresse. A essência de cada planta tem uma composição química diferente que afeta seu cheiro, absorção e efeito. Porém, há muito o que descobrir com óleos essenciais, já que não existem dois óleos exatamente iguais.

As descobertas são promissoras (imagine trocar pílulas por aromas!), mas elas vêm com algumas ressalvas: primeiro, elas são amplamente testadas (leia-se: não há muita pesquisa por aí). Além disso, você deve usá-los criteriosamente. Tudo o que é poderoso o suficiente para exercer um efeito benéfico no corpo é poderoso o suficiente para exercer um efeito negativo.

Os óleos essenciais liberam compostos orgânicos voláteis (COVs), efluentes gasosos frequentemente ligados a tintas e pesticidas. (Alguns VOCs são mais perigosos que outros, e “volátil” significa que uma substância pode evaporar.) Portanto, embora, por exemplo, a exposição moderada aos melhores óleos essenciais possa ser saudável para o coração, a exposição prolongada pode representar riscos cardíacos.

Benefícios dos óleos essenciais

oleos essenciais
Quem usa óleos doTerra jamais pede outra marca. Comprove!

Como a maioria dos óleos possuem terpenos em suas composições, os benefícios que eles podem nos oferecer são muitos:

Determinados óleos essenciais, como os de eucalipto, lavanda, canela, tomilho e melaleuca são capazes de agir como antisséptico, anti-inflamatório e antibacteriano, induzindo danos às estruturas celulares de bactérias e fungos como Escherichia coli e Cândida albicans. Aproveitando a capacidade que os terpenos presentes nos óleos essenciais possuem, vários equipamentos foram desenvolvidos com o objetivo de purificar e higienizar o ar, eliminando poluentes que podem causar danos à saúde.

Leia mais: Invista nas super laranjas para emagrecer e perder barriga! Tratamento natural que FUNCIONA!

Existem também as propriedades expectorantes e diurética, que podem ser obtidas por meio do uso do óleo essencial de eucalipto, por exemplo. Mas atenção: nunca faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica ou de um aromaterapeuta. Os óleos essenciais são naturais, porém não deixam de ser remédios que podem provocar efeitos colaterais.

Outros benefícios estão relacionados aos efeitos no trato gastrointestinal, atuando na diminuição de espasmos, e agindo contra a insônia, dos óleos essenciais de menta e de verbena, conferindo-lhes propriedades sedativas.

Especialistas também descobriram que os óleos essenciais podem ser usados para reequilibrar o cérebro. Isso se deve em parte ao fato de que os óleos são solúveis em gordura e o cérebro é composto principalmente de gordura. Mas um dos principais motivos da eficácia dos óleos é que seus compostos voláteis são bem pequenos, o que os torna bastante adequados para cruzar a barreira hematoencefálica, uma estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central de substâncias potencialmente tóxicas presente no sangue. Ao cruzarem essa barreira, os óleos essenciais podem interagir com os receptores no sistema nervoso central para auxiliar no equilíbrio e apoiar a cura.

Quer aprender a usar os óleos essenciais? Visite nossa página para saber como usar os óleos essenciais doTERRA com segurança.

oleos essenciais
Visite minha página e adquira seu ÓLEO ESSENCIAL

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *