3 Remédios naturais para memória

Oi pessoal, hoje vim aqui dar 3 opções de remédios naturais para a memória e para dar um up no seu cérebro que vocês encontram em farmácia de manipulação e que cabe no seu bolso!

Espero que esse post seja útil para você! Vem ver.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que no Brasil, 23 milhões de pessoas sejam afetadas por transtornos mentais ou comportamentais como estresse e ansiedade. O aumento dos níveis do hormônio do estresse, o cortisol, também está diretamente relacionado com o aumento da ingestão de alimentos calóricos e doces, além de promover piora nos quadros de insônia, ansiedade e fadiga.

Manter o estresse sob controle nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, mas os remédios naturais para memória podem auxiliar de forma significativa nesse manejo sem provocar efeitos colaterais.

Hoje vou apresentar 3 deles:

Remédio natural para memória 1: Bacopa monnieri

Remédios naturais para memória
Planta Bacopa monnieri

É uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importância medicinal e suas características botânicas são: planta perene, pequena, rastejante, comum em lugares pantanosos em toda a Índia. As substâncias encontram-se concentradas principalmente nas folhas e caules, suas propriedades farmacológicas são atribuídas aos altos teores de princípios ativos basicosídeos de alta eficácia sobre o sistema nervoso central.

Indicação:

  • Potencializar a memória;
  • Aprendizagem e concentração;
  • Diminuir o estresse mental auxiliando na prevenção à doença de Alzheimer.

Estudos mostram que Bacopa monnieri influenciam as células do cérebro que incitam a regeneração do tecido cerebral exercendo efeitos facilitadores na retenção mental na resposta de evasão e invertem os efeitos amnésicos de neurotoxina, escopolamina, eletrochoque, e imobilização do estresse apresentando valor terapêutico contra a rápida degeneração associada à doença de Alzheimer.

Remédio natural para memória 2: Ômega 3 e seus benefícios:

Remédios naturais para memória
Cápsulas de ômega 3

São encontrados em grande quantidade nos óleos de peixes marinhos, em algas marinhas e nos óleos e sementes de alguns vegetais. Os mais pesquisados e que possuem maiores benefícios à saúde são o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenóico) presentes principalmente nos óleos de peixes.

Indicação: Os óleos de peixe são as principais fontes dos ácidos graxos (EPA) e (DHA), aos quais são atribuídos efeitos benéficos no controle da lipidemia e conter reações inflamatórias.

  • Sua principal indicação é auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. O uso diário do óleo de peixe proporciona diminuição da agregação plaquetária;
  • Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Atenuação de estados inflamatórios como a artrite;
  • Diminuição da pressão sanguínea (hipertensão);
  • Redução da viscosidade do sangue que permite uma circulação sanguínea mais ativa, promovendo uma melhor nutrição e oxigenação dos tecidos e é claro melhora a memória.

Remédio Natural para Memória 3: Ginkgo biloba

Remédios naturais para memória
Ginkgo biloba

É uma planta medicinal, também conhecida como nogueira-do-japão, muito utilizada como estimulante, sendo muito indicada para melhorar a circulação sanguínea da região genital, promovendo aumento do desejo sexual no homem e na mulher.

Além disso,  essa planta medicinal também é especialmente indicada para melhorar a memória e a concentração.

Indicação:

  • Tem ação preventiva e curativa contra as agressões endógenas e exógenas, tais como fenômeno de oxidação devido à presença de radicais livres;
  • Ação antiinflamatória e de prevenção do envelhecimento,
  • Estimulante da circulação sanguínea, atuando na circulação arterial;
  • Diminui a hiperagregação plaquetária, atuando em processos trombóticos;
  • Permite diminuição de desordens da memória, distúrbios de atenção, diminuição da capacidade auditiva, casos de vertigem, preservando por mais tempo autonomia e qualidade de vida.

Continue sendo o post a seguir: O que emagrece mais dieta ou exercício? Vem Conferir!

*Lembrando que não devemos fazer a auto medicação. Procure sempre um médico ou farmacêutico.

saude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *