11 Melhores óleos essenciais para a celulite [Testado e aprovado]

O que é celulite? Celulite é uma palavra usada para descrever carne ondulada ou grumosa que pode estar presente nas coxas, quadris, nádegas ou abdômen. Mulheres adolescentes e adultas são mais comumente os grupos que enfrentam esse problema de pele, geralmente descritos como tendo uma textura semelhante a casca de laranja ou queijo cottage. Por isso listei aqui a seleção de óleo que eu uso e gosto muito para celulite, sempre tenho algum deles em casa, tome nota hoje e compre um aqui, vale muito a pena ter!

Muitas pessoas sentem-se constrangidas com a celulite ou estão sempre certificando-se de encobri-la, mas a celulite é extremamente comum, especialmente entre as mulheres, e é frequentemente considerada uma “ocorrência normal” e uma preocupação cosmética, e não uma preocupação médica.

Algumas causas conhecidas da celulite incluem:

Maus hábitos alimentares
Metabolismo lento
Desidratação
Falta de atividade física
Alterações hormonais
Gordura corporal total
Espessura e cor da sua pele
Se você está se perguntando como se livrar da celulite usando óleos essenciais, então você veio ao lugar certo! Existem muitos óleos essenciais para a saúde da pele, mas existem alguns que funcionam especialmente bem para a celulite indesejada.

Lembre-se de que os resultados podem não ser permanentes, mas, juntamente com uma dieta saudável, exercícios regulares e bons hábitos, os óleos essenciais podem fazer com que sua pele pareça mais lisa em breve!

Leia mais: COPAÍBA um poderoso anti inflamatório natural. Conheça como fazer o uso dele em sua rotina diária.

11 óleos essenciais para a celulite

Qual é o melhor óleo essencial para a celulite? Na verdade, existem várias ótimas opções a serem consideradas. Você pode usar esses óleos sozinhos ou em combinação. De acordo com uma revisão científica publicada na revista Medicina Alternativa e Complementar com Evidência em 2017, os seguintes óleos essenciais são usados ​​na dermatologia por seus efeitos positivos na celulite:

1. Toranja (Grapefruit – Citrus paradisi)

O óleo de toranja, proveniente da casca rica em nutrientes de uma toranja, tem sido usado há séculos para ajudar a combater o ganho de peso, os desejos de açúcar e a inflamação. E quando se trata de remédios naturais para a celulite, você definitivamente verá o óleo essencial de toranja repetidamente como a melhor escolha.

Uma pesquisa usando um modelo animal publicado em 2010 demonstra realmente como o óleo de toranja pode reduzir a adipogênese (a formação de gordura ou tecido adiposo). ( 4 ) Com seu aroma cítrico edificante, o óleo de toranja também é um ótimo estimulante natural do humor.

* Evite a exposição ao sol ou aos raios UV por 12 horas após a aplicação

2. Cedro (Cedarwood – Cedrus atlantica)

Existem várias espécies diferentes de árvores de cedro que podem ser fontes de óleo essencial de cedro, que é extraído dos pedaços de madeira de uma árvore de cedro. Sabe-se que os compostos ativos do óleo essencial de cedro, incluindo cedrol, beta-cedreno e tujopseno, têm propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e adstringentes que podem ajudar a melhorar a aparência da celulite em seu corpo.

3. Capim-limão (Lemongrass – Cymbopogon citratus)

Não só este óleo essencial com um aroma cítrico pode repelir insetos, reduzir o estresse e relaxar os músculos, mas com suas propriedades de aumento da circulação, o óleo de capim-limão também pode ajudar a melhorar a aparência da celulite.

Como todos os óleos essenciais para celulite, você pode misturar o óleo de capim-limão com um óleo transportador e aplicá-lo topicamente. Você também pode usar internamente um óleo essencial de capim-limão puro e de alta qualidade, adicionando uma ou duas gotas às suas bebidas favoritas ou a receitas.

4. Zimbro ( Juniper Berry – Juniperus virginiana)

O óleo de zimbro é outra opção para uso como remédio natural contra a celulite. Pode ajudar a reduzir a aparência da celulite graças a componentes ativos como alfa-pineno, sabineno e junipereno. ( 6 ) O óleo de zimbro também possui propriedades diuréticas úteis. (7) Tem um perfume que é frequentemente descrito como amadeirado e doce, mas refrescante.

5. Gerânio (Pelargonium odoratissimum)

O óleo de gerânio tem um refrescante aroma fluororal e possui muitos benefícios impressionantes para a saúde. Este óleo contém muitos componentes poderosos, incluindo a-pineno, mirceno, limoneno, mentona, linalol, acetato de geranil, citronelal, geraniol e butanato de geranil. Como diurético natural, o óleo de gerânio pode ajudar a desencorajar a retenção de líquidos que piora a celulite. Ele também possui habilidades anti-inflamatórias e de equilíbrio hormonal que podem ser realmente úteis, especialmente para as mulheres.

6. Alecrim (Rosemary – Rosmarinus officinalis)

O óleo essencial de alecrim é bastante conhecido por sua capacidade de ajudar no crescimento do cabelo. Também faz a lista de remédios para outra preocupação cosmética: celulite. Se você gosta de aromas amadeirados e sempre verdes, o alecrim é uma ótima opção para você e há muitos outros usos úteis do óleo de alecrim.

7. Lavanda ( Lavandula angustifolia)

O óleo de lavanda é extremamente popular com base apenas em seu aroma calmante. Além disso, possui uma longa lista de usos, incluindo o tratamento natural de queimaduras, estresse, dores de cabeça, dores musculares e melhora do sistema imunológico. Também é a melhor opção para problemas de pele e impulsiona o crescimento de novas células, tornando-a uma opção rejuvenescedora para a celulite.

8. Mandarim (Green ou Yellow – Citrus reticulata)

O óleo de mandarim é usado externamente e internamente como tratamento natural para a celulite. Com seu doce aroma cítrico, ele também possui efeitos de aumento de humor e pode ser útil também para insônia.

9. Cipreste (Cypress – Cupressus sempervirens)

O óleo de cipreste é bom para a celulite? O óleo de cipreste é elogiado por sua capacidade de estimular a circulação, aumentando o fluxo sanguíneo, tornando-o uma ótima opção para celulite e varizes.

O óleo de cipreste também é usado medicinalmente por suas propriedades anti-sépticas, antiespasmódicas, antibacterianas, estimulantes e anti-reumáticas. Este óleo tem um perfume limpo e energizante que é uma mistura de amadeirado e sempre-verde.

10. Smart & Sassy (Mix de óleos essenciais)

Essa poderosa mistura metabólica também ajuda na celulite, em sua composição temos toranja, limão, hortelã-pimenta, gengibre e canela.

* Evite a exposição ao sol ou aos raios UV por 12 horas após a aplicação

Ao ser usado internamente também promove benefícios:

Casca de Toranja: proporciona benefícios de limpeza e desintoxicação
Casca de limão: age como um limpador natural e auxilia na digestão
Peppermint: ajuda a controlar os desejos de fome
Raiz de gengibre: promove a digestão saudável e aumenta o metabolismo
Casca de canela: tem um efeito positivo no sistema endócrino para ajudar na perda de peso

11. Limão ( Citrus limon)

O óleo de limão é comumente usado para limpar toxinas do corpo, estimular a drenagem linfática e purificar a pele. Não é à toa que é outra opção de óleo essencial que pode fazer maravilhas para sua pele!

Os usos do óleo de limão são realmente abundantes, incluindo suas muitas aplicações na pele. Além de ser um ótimo remédio natural para a celulite, também é usado em dermatologia para pés de atletas, bolhas, furúnculos, calos, cortes, escoriações, picadas de insetos, úlceras na boca, rosácea e pele oleosa.

* Evite a exposição ao sol ou aos raios UV por 12 horas após a aplicação

Leia mais: Quantas calorias devo comer por dia para emagrecer? Confira dicas do especialista!

Como usar óleos essenciais para a celulite

Aplicação tópica
A principal maneira de usar óleos essenciais para a celulite é tópica na pele. Como afirma um estudo de 2017, “coletivamente, as formulações botânicas aplicadas topicamente como anticelulite pretendem reduzir a lipogênese, ativar a lipólise, restaurar a estrutura normal do tecido subcutâneo, reduzir a geração de radicais livres ou eliminar os radicais livres, prevenir a inflamação, aumentar a microcirculação e a drenagem linfática.

O óleo de coco pode ajudar a reduzir a celulite? O óleo de coco é definitivamente uma ótima opção de óleo transportador para usar com óleos essenciais para a celulite. Uma coisa que sabemos com certeza é que o óleo de coco é um excelente agente hidratante natural, que pode ajudar a tornar a pele mais macia. Se você estiver procurando outras opções de óleo transportador, também poderá usar óleo de semente de uva para celulite e óleo de amêndoa para celulite.

Com um punhado de creme nas mãos (ou óleo transportador de coco), adicione 2-4 gotas de óleo essencial e aplique diretamente na pele. Você pode fazer suas próprias misturas adicionando de 10-20 gotas de cada óleo essencial desejado no pote de creme 50g ou no frasco de óleo de coco transportador (60ml) para deixar pronto. Dê preferência aos potes de vidro.

Aplicação Oral
Leia as etiquetas com atenção para garantir que o óleo seja apropriado para uso interno antes de usá-lo como parte de seu plano anticelulite natural. Também é essencial garantir que os óleos usados ​​internamente sejam 100% puros, de grau terapêutico e orgânicos. Jamais faça a ingestão de óleo se não for recomendado por um profissional de saúde. Muitos óleos no mercado hoje são diluídos ou misturados com produtos sintéticos que não são seguros para a ingestão.

Possíveis efeitos colaterais e cautela

Se estiver grávida ou amamentando, consulte o seu médico antes de usar os óleos essenciais para a celulite. Você também deve verificar com o seu médico o uso de óleos essenciais, se você tiver alguma condição de saúde em andamento ou se estiver tomando medicação.
Muitos medicamentos, prescritos e vendidos sem receita, podem interagir com os óleos essenciais.

Os óleos cítricos como limão, tangerina e toranja podem causar fotossensibilidade quando usados ​​topicamente, por isso é importante evitar a luz direta do sol por pelo menos 12 horas após o uso desses óleos na pele. Sempre procure óleos essenciais 100% puros, de grau terapêutico e orgânicos certificados, por razões de segurança e eficácia. Obviamente, nunca use um óleo essencial externamente ou internamente ao qual você seja alérgico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *