Você sabe o que é KOMBUCHA? Veja aqui os benefícios e como preparar o seu!

Kombucha maravilha que veio da China – Muito se fala dessa famosa bebida milenar que é o kombucha, mas ela merece todas as estrelinhas mesmo! Vem comigo conferir as dicas de hoje e depois de ler esse artigo tenho certeza que você vai querer fazer ai na sua casa !

A fermentação é um processo realizado por fungos e bactérias, a partir de diferentes fontes de carboidratos, desde moléculas mais simples como a sacarose (açúcar de mesa) até moléculas mais complexas, como as fibras. Esse processo tem como objetivo principal gerar energia para manter os microrganismos vivos. No entanto, a fermentação traz inúmeros benefícios na produção de alimentos!

Pães, cervejas, vinhos, iogurte, queijos e vinagre são os alimentos fermentados mais comuns. Mas existem outros alimentos que são de consumo mais regionalizado como o missô: pasta de soja típica da culinária asiática; e o kimchi: iguaria coreana, feita com acelga e condimentos.

 

tipos de kombucha

 

Alguns desses alimentos fermentados são uma boa opção para ingerirmos bactérias probióticas e seus derivados, que são benéficos para a saúde do corpo, confira abaixo os benefícios do kombucha:

Melhora da digestão
Equilíbrio da microbiota intestinal
Regularização do funcionamento do intestino
Fortalecimento do sistema imunológico
Ação anti-inflamatória
Quando pensamos na ingestão de probióticos por meio da alimentação, logo nos vem à mente: leite fermentado e iogurte, que são formas práticas e acessíveis. Para os que gostam do conceito “faça você mesmo”, o kefir se apresenta como excelente alternativa, pois possui uma grande variedade e quantidade de lactobacilos e bifidobactérias que, por sua vez, proporcionam os benefícios de uma forma muito mais eficaz do que a obtida com as bebidas industrializados.

Esses alimentos possuem algo em comum: são produtos lácteos. E o que fazer se a pessoa for intolerante à lactose, alérgica a proteína do leite ou ainda vegana?

bebida com chia
                                                                       Veja o vídeo com a receita

A solução é a kombucha!

Um chá fermentado a partir da planta Camellia sinensis (chá verde ou chá preto) ou ainda chá de hibiscus adoçado com açúcar. Este açúcar será a fonte de fermentação das bactérias e leveduras da cultura utilizada para produzir a kombucha (chamada de scoby), portanto, o produto final não contém açúcar.

A kombucha se destaca por oferecer benefícios adicionais devido a sua origem vegetal. A presença de compostos bioativos, como polifenóis, atribui uma atividade antioxidante bastante importante à bebida, assim como ação desintoxicante, auxilia na eliminação de patógenos, controle da glicemia e colesterol, e contribui para o emagrecimento e longevidade.

Como você pode notar, a kombucha tem diversos pontos fortes, como proporcionar inúmeros benefícios para a saúde e o principal: é uma forma de ingerir simbióticos de origem não-láctea. Por outro lado, seu ponto fraco é que o processo de produção caseiro é bastante trabalhoso e demorado e ainda, dependente de alguém que possa te fornecer o scoby para que você possa iniciar o seu cultivo.

Conheça o famoso emagrecedor em cápsulas que tem feito milhares de pessoas perderem mais de 10 kilos em pouco tempo!

O Kombucha tem origem na China assim como o chá verde e tem sabor parecido com uma cidra espumante de maçã, e seu consumo traz os seguintes benefícios para a saúde:

1. Prevenir infecções intestinais, por combater outras bactérias e fungos que causam doenças no intestino;
2. Atuar como desintoxicante, por se ligar a moléculas tóxicas no organismo e estimular sua eliminação pela urina e pelas fezes;
3. Melhorar o funcionamento do intestino, por equilibrar a flora intestinal ter ação laxante;
4. Equilibrar o pH do sangue o que deixa o corpo naturalmente mais forte para prevenir e curar doenças;
5. Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em antioxidantes e atuar no intestino;
6. Diminuir os sintomas da menopausa;
7. Prevenir infecções urinárias porque é uma boa fonte de líquidos, que irá produzir mais urina.

plano dieta

Veja também dicas de chás calmantes para ansiedade aqui.

Vamos preparar essa maravilhosa bebida kombucha em casa ?

PRIMEIRO VOCE DEVE COMPRAR O KOMBUCHA
O kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de nutrição, estando à venda tanto no sabor tradicional quanto com sabores variados de frutas e especiarias.

Já o Skoby, que é o cogumelo ou bolacha de kombucha com os fungos e bactérias responsáveis pela fermentação da bebida, pode ser encontrados em sites ou fóruns na internet que oferecem o skoby de graça, assim como acontece com o Kefir (que é doado).
Como a cada fermentação um novo skoby é formado, os consumidores de kombucha costumam doar seus skobys para outras pessoas que desejam fazer a bebida em casa. Se esses nomes não são famíliar pra você tudo bem! Logo você vai se acostumar com eles!! Pois você vai fazer muito ai na sua casa !!!

Mãos na massa!

RECEITINHA DE Kombucha:

Para preparar a base do kombucha, também chamada de primeira fermentação, deve-se fazer os seguintes passos:

Ingredientes para a Primeira Fermentação:

• 3 L de água mineral
• panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica
• 1 xícara de açúcar refinado (açúcar branco)
• 5 sachês de chá preto
• 1 cogumelo de kombucha, também chamado Scoby
• 1 recipiente de vidro escaldado com água quente
• 300 ml de kombucha pronto, equivalente a 10% do volume total de kombucha a ser produzido (opcional)

Modo de preparo:
Lavar bem as mãos e os utensílios, passando água quente e vinagre para ajudar a eliminar qualquer contaminação por micro-organismos. Colocar a água na panela e levar para aquecer. Quando a água ferver, adicionar o açúcar e misturar bem. Em seguida, desligar o fogo e adicionar os saquinhos de chá, deixando a mistura descansar por 10 a 15 minutos.

Colocar o chá no frasco de vidro e esperar esfriar até ficar em temperatura ambiente. Em seguida, adicionar o cogumelo de kombucha e os 300 ml de kombucha pronto, tampando o frasco de vidro com um pano e um elástico, o que irá permitir a circulação de ar sem deixar a mistura exposta. Guardar o frasco em um local arejado e sem muita luz por cerca de 6 a 10 dias, tempo em que a bebida final estará pronta, com o aroma de vinagre e sem sabor doce. No final do processo, uma nova colônia de kombucha é formada em cima da primeira, a qual pode ser guardada na geladeira ou doada para outra pessoa.

💗Muitas dicas esperta para você em minhas redes sociais, vem me seguir!😍

➡️Instagram: @minha.novameta
➡️Pintrest: Minha Nova Meta
➡️Canal Youtube: Minha Nova Meta
➡️Canal Vip Telegram: Saúde sem Frescura

 

dieta 21 dias

Dieta de 21 dias Conheça Agora

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *