Óleo de Copaíba: Um poderoso anti-inflamatório natural

Oi pessoal, seja muito bem vindo (a) a esse artigo, pois se você chegou até aqui é porque você quer conhecer TUDO sobre o óleo de copaíba não é mesmo?

Extraído a partir da árvore copaíba (ou pau-de-óleo), que é nativa da floresta Amazônica, o óleo de copaíba é conhecido por ter várias substâncias terapêuticas, sendo considerado um dos melhores remédios naturais para tratar inflamações na pele e em articulações. Para que você conheça melhor esse ingrediente, nós preparamos uma matéria sobre os benefícios do óleo de copaíba e seus possíveis usos. Vale a pena conferir!

Muitos praticantes da medicina tradicional ficaram extremamente impressionados com os benefícios do óleo essencial de copaíba durante séculos.

A resina de copaíba, da qual o óleo de copaíba se origina, tem sido usada medicinalmente desde 1625 para o tratamento natural de problemas de saúde como bronquite, cistite crônica, diarréia crônica e hemorróidas.

A fitoterapia, que vem de uma árvore do solo brasileiro, é uma das muitas práticas tradicionais que utilizam a resina de copaíba como um poderoso anti-séptico e expectorante para problemas do trato respiratório, e como anti-inflamatório interno para problemas do trato urinário e como agente anti-inflamatório externo para todos os tipos de problemas de pele.

A pesquisa atual está mostrando que o óleo tem tantos benefícios surpreendentes e variados para a saúde que você pode querer considerá-lo hoje na sua linha de óleos essenciais!

O que é o óleo de copaíba?

árvore de copaíba
Árvore nativa do Brasil (Amazônia), sim ela é nossa!

O óleo essencial de copaíba, também chamado de óleo essencial de bálsamo de copaíba, vem da resina da copaíba. A resina de copaíba é uma secreção pegajosa produzida por uma árvore pertencente ao gênero Copaifera, que cresce na América do Sul. Há uma variedade de espécies, incluindo Copaifera officinalis, Copaifera langsdorffii e Copaifera reticulata.

Então, o bálsamo é o mesmo que copaíba? O bálsamo de copaíba é uma resina coletada no tronco das árvores de copaifera. O bálsamo de copaíba é então processado para criar óleo de copaíba. O bálsamo de copaíba e o óleo de copaíba são utilizados para fins medicinais.

O aroma do óleo pode ser descrito como doce e amadeirado. O óleo e o bálsamo podem ser encontrados como ingredientes em sabonetes, perfumes e vários produtos cosméticos. O óleo de copaíba e o bálsamo também são usados ​​em preparações farmacêuticas, incluindo diuréticos naturais e remédios para tosse.

Pesquisas mostram que a copaíba possui propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas. Com características como essas, não é de admirar que o óleo de copaíba possa ajudar muitos problemas de saúde.

compre o oleo de copaíba

Extração do óleo
Diferente da maioria dos óleos vegetais, que são extraídos a partir das sementes dos frutos, o óleo é produzido no caule da planta, ou seja, é um produto natural existente no tronco da copaíba. O óleo-resina produzido no tronco é produto da desintoxicação do organismo vegetal e funciona como defesa da planta contra animais, fungos e bactérias.

A extração desse óleo se faz por meio da perfuração do tronco da copaíba. O processo, no entanto, deve ser feito adequadamente para não prejudicar a vida da árvore. Antigamente, os troncos de copaíba eram cortados com um machado, o que facilitava a obtenção de grandes quantidades do óleo. Mas, como dá para imaginar, essa prática causava um excessivo desmatamento da espécie, levando à morte das árvores e impossibilitando sua recuperação para uma nova retirada do óleo de copaíba.

Tendo em vista essa situação, novas técnicas foram adotadas. Uma delas tem sido considerada não agressiva e é, atualmente, a mais usada. Consiste na utilização de um trado, que perfura o tronco sem prejudicar a árvore, possibilitando sua recuperação para que novas extrações de óleo possam ser feitas futuramente.

A extração do óleo deve ser feita em árvores bem antigas (com mais de 100 anos) e que possuam galhos secos no topo, pois elas têm maiores quantidades de óleo no seu interior. As árvores novas de copaíba não possuem óleo e podem se prejudicar gravemente caso sejam perfuradas.

Quando o tronco é perfurado, o óleo começa a escorrer através do orifício e é recolhido em um recipiente. Após a coleta, o orifício deve ser vedado (preferencialmente com argila) para que não haja infecções e ataques de insetos. Quando recuperada, a vedação é retirada para uma nova colheita do óleo de copaíba.

Conheça agora os 7 usos e benefícios do óleo essencial:

óleo de copaíba
Muitos benefícios com óleo essencial copaíba

1. Anti-inflamatório natural: Pesquisas mostram que três variedades de óleo – Copaifera cearensis, Copaifera reticulata e Copaifera multijuga – exibem atividades antiinflamatórias impressionantes. Isso é enorme quando você considera que a inflamação está na raiz da maioria das doenças hoje.

2. Agente Neuroprotetor: Um estudo de 2012 publicado na Medicina Alternativa e Complementar com Evidência examinou como a resina de óleo de copaíba (COR) pode ter benefícios anti-inflamatórios e neuroprotetores após distúrbios neurais agudos quando ocorrem reações inflamatórias intensas, incluindo acidente vascular cerebral e traumatismo craniano / medular.

Usando animais com dano agudo no córtex motor, os pesquisadores descobriram que “o tratamento com COR induz a neuroproteção modulando a resposta inflamatória após um dano agudo no sistema nervoso central”. Não apenas a resina de óleo de teve efeitos anti-inflamatórios, mas depois apenas uma dose de 400 mg / kg de COR (da Copaifera reticulata ), o dano ao córtex motor diminuiu em cerca de 39%.

3. Possível Prevensor de Lesões no Fígado: Um estudo publicado em 2013 demonstra como o óleo de copaíba pode reduzir os danos no tecido hepático causados ​​por analgésicos convencionais comumente usados ​​como o acetaminofeno. Os pesquisadores deste estudo administraram o óleo de copaíba em animais antes ou depois de receberem acetaminofeno por um total de 7 dias. Os resultados foram bastante interessantes.

No geral, os pesquisadores descobriram que o óleo reduziu os danos ao fígado quando usado de forma preventiva (antes da administração do analgésico). No entanto, quando o óleo foi usado como tratamento após a administração do analgésico, na verdade teve um efeito indesejável e aumentou os níveis de bilirrubina no fígado.

O óleo essencial também se provou útil nos cuidados de saúde bucal / odontológica. Um estudo in vitro publicado em 2015 constata que um selador de canal radicular à base de resina de óleo de copaíba não é citotóxico (tóxico para células vivas).

Os autores do estudo acreditam que isso provavelmente esteja relacionado às propriedades inerentes à resina de óleo de copaíba, incluindo compatibilidade biológica, natureza reparadora e propriedades anti-inflamatórias. No geral, a resina de óleo parece um material promissor para uso odontológico.

Leia mais sobre: Saiba como tratar a ansiedade com óleos essenciais. Dica certeira para ter resultados imediatos!

Outro estudo publicado sobre a capacidade do óleo de impedir a reprodução de bactérias, especificamente o Streptococcus mutans. Por que isso é tão significativo? Esse tipo de bactéria é conhecido por causar cáries.

Ao interromper a reprodução das bactérias Streptococcus mutans , o óleo de copaíba pode ser útil na prevenção de cáries. Portanto, da próxima vez, não se esqueça de adicionar uma gota de óleo essencial de copaíba à seu creme dental.

5. Alívio da dor: O óleo pode ajudar no alívio natural da dor, uma vez que foi demonstrado em pesquisas científicas exibir propriedades antinociceptivas, o que significa que pode ajudar a bloquear a detecção de um estímulo doloroso pelos neurônios sensoriais.

curso aromaterapia
Curso Online IBRATH Aromaterapia com 50% off

Um estudo in vitro publicado no Journal of Ethnofharmacology mostra a atividade antinociceptiva de dois óleos de copaíba da Amazônia (Copaifera multijuga e Copaifera reticulata) quando administrados por via oral. Os resultados também mostraram especificamente que os óleos de Copaiba demonstram um efeito periférico e central de alívio da dor, provavelmente tornando-os úteis no tratamento de vários distúrbios de saúde que envolvem o gerenciamento contínuo da dor, como a artrite.

Quando se trata de artrite, em particular, um artigo científico publicado em 2017 aponta que os relatos de casos mostraram que pessoas com dor nas articulações e inflamação que usaram copaíba relataram resultados favoráveis. No entanto, uma extensa pesquisa sobre o efeito do óleo de copaíba na artrite inflamatória ainda se limita à pesquisa básica e a observações clínicas não controladas em humanos.

6. Saúde da pele: O óleo com suas habilidades anti-inflamatórias, anti-sépticas e curativas é mais uma opção para o tratamento natural da acne. Um ensaio clínico duplo-cego, controlado por placebo, publicado em 2018, mostra que os voluntários com acne experimentaram uma diminuição altamente significativa nas áreas da pele afetadas pela acne, onde foi usada uma preparação de óleo essencial de copaíba a 1%.

Para tirar proveito de seus benefícios de limpeza da pele, adicione uma gota de óleo essencial de copaíba a um creme natural para o rosto.

7. Agente calmante: O óleo de copaíba é comumente usado em difusores por seus efeitos calmantes. Com seu aroma doce e amadeirado, ele pode ajudar a aliviar tensões e preocupações após um longo dia ou a relaxar antes de dormir.

Como usar esse incrível óleo!

óleo de copaíba
Aplicação tópica de copaíba sempre acompanhada com óleo carreador

Existem muitos usos para o óleo essencial de copaíba que podem ser aproveitados ao empregá-lo em aromaterapia, aplicação tópica ou consumo interno. O óleo essencial é seguro para ingerir? Pode ser ingerido desde que seja 100%, de grau terapêutico e certificado.

Para tomar o óleo de copaíba internamente, você pode adicionar uma ou duas gotas à água, ao chá, capsula vegana ou a um smoothie. Para uso tópico, combine o óleo essencial de copaíba com um óleo transportador (óleo de coco fracionado) ou loção sem perfume antes de aplicá-lo ao corpo. Se você deseja se inspirar no aroma amadeirado deste óleo, use algumas gotas em um difusor.

A copaíba combina bem com os óleos de madeira de cedro, rosa, limão, laranja, sálvia, jasmim, baunilha e ylang ylang.

Precauções do óleo essencial

Os efeitos colaterais do óleo essencial de copaíba podem incluir sensibilidade da pele quando usados ​​topicamente. Sempre dilua o óleo de copaíba com um óleo transportador, como óleo de coco fracionado ou óleo de amêndoa. Para garantir a segurança, faça um teste em uma pequena área do corpo antes de usar o óleo essencial de copaíba em áreas maiores. Ao usar o óleo, evite o contato com os olhos e outras membranas mucosas.

Converse com seu médico antes de usar o óleo de copaíba se estiver grávida, amamentando, tiver uma condição médica em andamento ou se estiver tomando medicamentos. Mantenha sempre a copaíba e outros óleos essenciais fora do alcance de crianças e animais de estimação para evitar acidentes com overdose.

Leia mais sobre: Conheça sobre o óleo essencial mais vendido no mundo!

Quando usado internamente, especialmente excessivamente, os efeitos colaterais do óleo essencial  podem incluir dores de estômago, diarréia, vômito, tremor, erupção cutânea, dor na virilha e insônia. Topicamente, pode causar vermelhidão e/ou coceira. É raro ter alergia ao óleo de copaíba, mas se você interromper imediatamente o uso, procure atendimento médico, se necessário.

Sabe-se que o lítio possivelmente interage com a copaíba. Como o bálsamo pode ter efeitos diuréticos, tomá-lo junto com o lítio pode diminuir o quão bem o corpo se livra do lítio. Fale com seu médico antes de usar este produto, se estiver tomando lítio ou qualquer outra prescrição e/ou medicamentos sem receita.

Se você gostou do assunto e deseja adquirir seu óleo nos chame através de nossos canais de venda, clicando aqui.

aromasdamata
Compre aqui com desconto seu óleo essencial. Loja Online produtos aromáticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *