Como dormir melhor com melatonina

Você talvez já tenha ouvido falar em pessoas que tomam melatonina para dormir. Porém, ela não é um remédio e sim um hormônio produzido pelo próprio organismo o que as pessoas fazem, nesses casos, é tomar suplementos para compensar a falta de melatonina natural. Ela faz bem para quem tem dificuldade de dormir, pois atua diretamente no ciclo circadiano, que controla diversas funções do corpo ao longo do dia. Mas além de dar sono, a melatonina estimula outras reações ligadas à hora de ir dormir como a produção de glicose no fígado e de insulina no pâncreas, por exemplo.

conheça a melatonina
Noites mal dormidas geram transtornos

A questão é que a melatonina só é produzida quando não há luz, sendo esse um dos principais motivos para evitar as telas de computadores e celulares antes de se deitar na cama. Além disso, a geração natural do hormônio, que ocorre na glândula pineal, diminui com o passar do tempo o que ajuda a explicar a maior incidência de insônia entre adultos e idosos. Porém, como dito, as deficiências na produção de melatonina pela glândula pineal podem ser compensadas por medicamentos e suplementos alimentares, com orientação médica. Vamos entender melhor sobre ela nesse post de hoje.

São 3 da manhã e você está acordado há horas… soa familiar? Problemas para adormecer são muito comuns, mas, felizmente, há um produto químico que todos nós produzimos naturalmente que pode ajudar. Assista o vídeo aqui abaixo em nosso canal do Youtube com mais dicas.

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal do cérebro a partir da serotonina, e há muito tempo é considerado o “hormônio do sono”. A glândula pineal, nomeada por sua forma de pinha, libera melatonina em resposta à escuridão, desempenhando assim um papel no ritmo circadiano do corpo. Ritmos circadianos saudáveis são essenciais para nos ajudar a dormir o que precisamos.

A melatonina, assim como outros hormônios produzidos pelo organismo, tem função vital para o corpo e é essencial para o sono. A substância está no organismo de forma natural e começa a ser produzida assim que anoitece.

Seu objetivo é induzir o relaxamento e o sono, e o pico do hormônio no organismo ocorre durante a noite. Assim que amanhece, com o nascer do sol e a claridade, o nível de melatonina é reduzido para que o corpo possa despertar e sair do estado de relaxamento.

loja online meu mundo natural online
Super ofertas em suplementos alimentares, confira!

Vou começar falando sobre como podemos aumentar a produção de melatonina.

Além de hábitos que ajudam a manter o organismo ativo ao longo do dia, existem algumas práticas que ajudam a regular e aumentar a produção do hormônio, tanto alimentares quanto de rotina:

• Ao anoitecer, evitar o excesso de luminosidade, principalmente luzes de celulares, notebooks, telas e outras formas artificiais. O cérebro pode ficar confuso e não produzir melatonina da forma adequada;
• Diminua estímulos visuais, auditivos ou outros que façam o corpo despertar ou se manter em estado de alerta horas antes de ir dormir. Exercícios físicos, uso de telas ou atividades que deixem o cérebro agitado podem atrapalhar;
• Estabeleça uma rotina positiva com horários para começar e terminar as tarefas e, principalmente, inclua atividade e exercícios físicos que ajudam a liberar neurotransmissores, quando somados à melatonina ajudam no sono;
• Alimente-se de forma adequada, evitando comer demais à noite ou alimentos que dificultam a digestão. Ou seja, evite aqueles que sejam ricos em gorduras saturadas e açúcares simples;
• Alimentos que têm aminoácido triptofano, como aveia, banana e amêndoas, podem auxiliar o organismo na produção de melatonina.

Leia mais: A dieta do sono, conheça quais são os alimentos que ajudam a dormir melhor. Confira aqui!

Aumentar a produção da substância pode ser necessária em algumas situações. O envelhecimento pode desregular a produção hormonal, o que diminui a presença da melatonina no organismo. Pessoas que trabalham de noite e os chamados vespertinos, quem dorme e acorda tarde, também podem necessitar de mais melatonina. A melatonina suporta um sono repousante e refrescante, seus efeitos são leves o suficiente para que, se você decidir que ainda não é hora de dormir, você pode mudar de ideia e ficar acordado.

A melatonina traz inúmeros benefícios para nosso organismo, vou listar 13 grandes benefícios dela, confira:

1. Sono com melhor qualidade em menor duração.
2. Regula os ciclos de atividade/repouso e sono/vigília.
3. Ação antioxidante: ajuda a repor as células epiteliais expostas à radiação ultravioleta.
4. Auxiliar na recuperação dos neurônios afetados pelo mal de Alzheimer ou por episódios de isquemia cerebral.
5. Protege contra os danos cerebrais causados por Acidente Vascular Cerebral (AVC)
6. Combate a insônia.
7. Melhora o humor.
8. Favorece o repouso completo e adequado, propício ao crescimento muscular.
9. Controla a produção dos hormônios sexuais femininos.
10. Combate os radicais livres
11. Melhora na aparência da pele
12. Sono mais profundo, com relaxamento, melhorando a disposição, diminuindo as tensões.
13. Auxiliar no controle do colesterol alto.

Mas atenção cuidado! Nem tudo são flores.
O excesso de melatonina pode gerar efeitos colaterais desagradáveis. De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a suplementação inadequada da substância pode trazer malefícios como: Dores de cabeça; Sonolência; Tonturas; Enxaqueca; Náuseas; Dor abdominal; Irritabilidade.
Ainda não há comprovação científica de que a melatonina auxilia no emagrecimento, mas esse pode ser um efeito a partir das consequências positivas em relação ao equilíbrio metabólico.

Leia mais: Conheça as 4 fases do sono, e veja em qual delas você se encontra!

A melatonina tem sim Contraindicação veja os principais grupos de pessoas que não devem fazer o uso dela.
A Anvisa destaca as orientações dos países que autorizam a suplementação da substância, que orientam para que determinados grupos não consumam o hormônio sem orientação médica.

Gestantes e lactantes; Pessoas com hipersensibilidade ao fármaco; Pacientes com insuficiência renal ou hepática; Pessoas com doenças autoimunes; Indivíduos menores de 18 anos; Pessoas que usam medicações para prevenir rejeição de órgãos transplantados; Trabalhadores que, horas após o uso, precisam operar maquinário pesado ou dirigir veículos.

melatonina
E-book 8 Técnicas de relaxamento para a mente (Clique aqui para baixar grátis)

A melatonina pode ser encontrada nas dosagens de 3mg, 5mg e 10mg. A quantidade ideal para consumo dependerá da necessidade de cada paciente. Vale destacar que apenas um médico pode avaliar se o quadro exige o consumo de mais ou menos melatonina.

A melatonina teve a comercialização liberada aqui no Brasil no dia 15 de outubro de 2021 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Desde o início de dezembro, farmácias brasileiras estão vendendo melatonina em comprimidos ou gotas sem a necessidade de prescrição médica.

Aqui vou deixar de sugestão de melatonina para você conhecer, nosso parceiro que é o laboratório Tiaraju. O Laboratório Tiaraju conta com uma equipe técnica altamente qualificada, a qual certifica e aprova cada etapa da fabricação de seus produtos, desde a entrada de matéria-prima até a sua comercialização.
Profissionais de nível técnico e superior constituem as equipes de administração, garantia da qualidade, pesquisa e desenvolvimento, controle da qualidade e produção, atuando em conjunto com o intuito de aprimorar e garantir a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus clientes.

Eles me enviaram duas melatoninas para eu conhecer e confesso que já ganhou meu coração, a dose é segura para o uso.
Caso você queria adquirir elas vou deixar um link do site da loja online meu mundo natural online, onde você encontra ela com uma super oferta que eles estão desmobilizando para você hoje. A compra é 100% segura e confiável, eles entregam em todo o brasil pelos correios. Após a aprovação do pedido você recebe um e-mail com todas as informações para você acompanhar o envio do produto. Podem comprar sem medo que eu mesma conheço muito bem e tudo chegara na sua casa como você pediu!

Portanto, não passe suas horas noturnas jogando, girando e acordando com um alarme com uma profunda sensação de fadiga. Apoie o hormônio do sono do seu corpo e alcance uma saúde melhor hoje. Vou deixar aqui o link para você baixar meu e-book do projeto você mais leve, 8 técnicas de relaxamento para a mente, baixe ele e leia quando precisar! Acredito que ele faz todo sentido para quem deseja mudar de verdade!

Espero ter ajudado você hoje nesse post e escreve aqui nos comentários se você faz o uso da melatonina e como é sua experiência com ela. Compartilhe esse post com seus amigos!

💗Vem me seguir nas minhas outras redes sociais

➡️Instagram: @eu.patriciahelena
➡️Pinterest: Minha Nova Meta
➡️Canal Youtube: Minha Nova Meta
➡️Canal Vip Telegram: Saúde sem Frescura

Beijos e nos vemos nos próximos assuntos!

melatonina
Acesse a loja virtual Meu Mundo Natural Online. Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *